A sigla “SGM” significa Secretaria Geral de Missões. Pertencemos à Igreja do Evangelho Quadrangular do Brasil, trabalhando na elaboração, desenvolvimento, gerenciamento, promoção, pesquisa e divulgação da atividade missionária nacional e internacionalmente. As Missões Quadrangulares tiveram seu início no coração de Aimée Semple McPherson, que em 1907 foi à China como missionária com o seu esposo, Robert Semple. Enquanto ministrava na China, ambos contraíram malária e Robert Semple faleceu. Aimée Semple retornou à América do Norte onde começou o trabalho de desafiar homens e mulheres para levar o Evangelho ao mundo. Pregando em tendas e em auditórios públicos para grandes multidões na América e em outros países, ela demonstrava uma preocupação para com as almas perdidas. Com o sucesso de seu ministério como evangelista, cada vez mais pessoas eram alcançadas.
Em 1918, ela foi para Los Angeles, onde construiu um centro de evangelismo e treinamento. Enquanto ministrava em uma cruzada na cidade de Oakland, Califórnia, em 1922, a mensagem de Jesus Cristo como Salvador, Médico, o Batizador com o Espírito Santo e o Rei que Voltará, tornou-se a mensagem distintiva do Evangelho Quadrangular. A sua visão era de levar esta mensagem ao mundo inteiro.
Em janeiro de 1923, o Angelus Temple foi inaugurado. Na pedra angular se encontra a seguinte inscrição: “DEDICADO À CAUSA DA EVANGELIZAÇÃO INTERDENOMINACIONAL E MUNDIAL”. Dentro de pouco tempo, missionários foram enviados. Ao mesmo tempo, o trabalho na América do Norte crescia rapidamente. Uma escola de treinamento, L.I.F.E. Bible College (Farol do Evangelismo Quadrangular Internacional), foi inaugurada e começou a formar alunos. Até 1925 mais de 30 igrejas foram implantadas. Percebendo que a tarefa era grande demais ara ser dirigida por uma pessoa ou uma igreja, foi convocada uma Convenção Constitucional, onde o nome IGREJA INTERNACIONAL DO EVANGELHO QUADRANGULAR foi estabelecido e os Artigos de Incorporação da IEQ foram escritos e adotados em 28 de dezembro de 1927. O Conselho Internacional de Diretores foi constituído para prover liderança para a organização, enquanto os seus membros adotavam a visão da fundadora: “Envolvendo o Mundo com o Evangelho Quadrangular”. O primeiro missionário oficial foi enviado em 1927. Através dos anos, novos campos missionários têm sido acrescentados. Hoje, existem Igrejas Quadrangulares em mais de 150 países.
VISÃO
DENOMINAÇÃO
Quadrangular é um termo bíblico usado para o Tabernáculo, no livro de Êxodo; para o Templo do Senhor, em Ezequiel 40:47; e para o Céu, no livro de Apocalipse. O termo “Evangelho Quadrangular” foi dado à fundadora Aimée Semple McPherson em inspiração pelo avivamento, durante uma campanha evangelística em Oakland, Califórnia, no ano de 1922. “Evangelho Quadrangular” representa aquilo que é igualmente equilibrado por todos os lados, estabelecido e resistente. Tal confiança no poder do evangelho é expressa em Hebreus 13:8, o que é apresentado nas igrejas quadrangulares como “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e será eternamente”.
O termo ainda representa os 4 pilares do ministério de Jesus na Terra:
O Salvador
“Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele; e pelas Suas pisaduras, fomos sarados.” Isaías 53:5 (Tito 2:14; Isaías 55:7; 1:18; Hebreus 7:25).
O Médico dos médicos
“... Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.” Mateus 8:17 (Marcos 16:17,18; Mateus 9:5,6; Atos 4:29,30).
O Batizador com o Espírito Santo
“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias... Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:5,8 (João 14:16,17; Atos 2:4; 8:17; 10:44-46; 1 Cor 3:16).
O Rei que há de vir
“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro... Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” 1 Tessalonicenses 4:16,17 (Tito 2:12,13; Mateus 24:36-44, Hebreus 9:28; Lucas 19:13; 12:35-37).
VISÃO
A visão da Igreja do Evangelho Quadrangular é apresentar Jesus Cristo, o filho de Deus, como o Salvador, o Batizador com o Espírito Santo, o Médico dos médicos e o Rei que há de vir. Desde a fundação da igreja, em 1923, essa visão foi praticada por meio da evangelização e do estabelecimento de assembléias locais nos EUA e no exterior. Por conta disso, deu-se início a consolidação e a formação de líderes em todos os níveis da vida cristã, em colaboração com outros membros do corpo de Cristo para aprendizagem e conhecimento bíblico, a fim de que seja vivido o mandamento bíblico de sermos “sal” da Terra e “luz” do mundo.
SIMBOLOGIA
Quatro Cores
Vermelha
Tipifica o sangue de Cristo que foi derramado na cruz, a fim de nos dar a Salvação.
Amarela
Tipifica o batismo com o Espírito Santo.
Azul
Tipifica a cura divina.
Roxa
Tipifica a volta de Jesus como Rei.