terça-feira, 30 de outubro de 2012

Renovados como aguia


Nestes dois preciosos Salmos - 102 e 103 - O primeiro de um salmista desconhecido e o 103 da autoria de Davi.
Nestes dois Salmos encontramos 4 aves.    E, estas 4 aves falam do estado espiritual dos salmistas e representam muito bem 4 tipos de crentes.Temos aqui: O pelicano - O mocho (coruja) - O pardal  e a águia.

1. O CRENTE PELICANO NO DESERTO - Sl 102:6--O pelicano é uma ave de pescoço longo, que contém uma bolsa com a qual,
armazena o alimento.    É encontrado em todos os continentes (menos na Antártida). Podem medir até  3 metros (de uma asa a outra).  Sua dieta: peixe. É uma ave aquática.
O Salmista está tão desalentado e triste - que se compara com um pelicano no deserto Imagine um pelicano no deserto - sem água e sem peixe - é morte na certa). O pelicano no deserto - fala do crente que vive em sequidão espiritual: O coração está seco - Não consegue amar, perdoar - PV 4:23 - Jô 4:10. Uma das estratégias de satanás é secar a vida de nosso coração.
As palavras são secas - Abre a boca não sai louvor a Deus - Só palavras ásperas e agressivas - Cl 4:6; PV 16:24; 25:11
As atitudes são secas - Comportamento marcado pela indelicadeza e pela agressividade.
O que significa ser cheio da Graça - (Um aspecto da Graça
que não é falado - Graça como elegância, gentileza...)
Já notou - Que Deus até para chamar a atenção de quem
está no pecado - é gracioso, ético, elegante .....(o exemplo de Adão - Adão onde estas...)

2. O CRENTE CORUJA NAS SOLIDÕES - Sl  102:6--"Sou como um mocho nas solidões.” Mocho: é coruja. As corujas possuem hábitos noturnos. Gostam da solidão.
O Salmista se sentia tão solitário, tão sozinho....Que naquele momento pensou:  "Eu não passo de uma coruja nas solidões..."
Coruja nas solidões - fala do crente que não quer viver em família e ter comunhão com os irmãos.Diz o corinho: "COMO É PRECIOSO IRMÃO, ESTAR BEM JUNTO A TI - E JUNTOS LADO
A LADO, ANDARMOS COM JESUS - E EXPRESSARMOS O AMOR - QUE UM DIA ELE NOS DEUS Salmo 133 - Que exalta a União entre os irmãos - Davi compara a União :1º.)Com o óleo da Unção sacerdotal. 2º.) Com o orvalho do monte Hermom.Sabemos que a coisa mais difícil é unir pessoas.Uma das maravilhas da Igreja - é a que Deus faz UNIDADE NA DIVERSIDADE.Precisamos da comunhão dos irmãos para nos mantermos vivos .

3. O PARDAL SOLITÁRIO NO TELHADO - Sl  102:7-"Velo e sou como o pardal solitário no telhado" Representa o crente que diz que só ele é que sofre...Imagine a cena triste de um pardal todo arrepiado de frio, levando chuva e vento...Só que não sai do telhado... Saia do telhado - é um lugar vulnerável....  Venha para dentro da casa.Comente - Salmo 84:3  "Até o pardal encontrou casa...junto de teus altares..."Deus espera de nós não o queixume - Mas, o louvor ( - Habacuque - Paulo e Silas)

4. O CRENTE RENOVADO COMO A ÁGUIA - Sl  103:5
"Quem enche a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia." A águia é uma ave guerreira - 2 Tm 2
A águia é  a ave que voa mais alto - Is 40:31.
A águia possui a melhor visão - Sl 103:5.....Jl 2:28,29
Ela vê a sua presa a 2 mil metros de altura
A águia faz o seu ninho no cume das montanhas - Sl 91:1;  Pv 18:10
A águia quando vem a tempestade - Sobe usando a força do vento - E voa sobre a Tempestade -Fala do crente maduro como Jó...- Como o apóstolo.Paulo - Rm 8:35-39
A águia vive em renovação - Sl  103:5;  Is 40:29-31
A águia tem longevidade - fala da Igreja na Terra. O diabo tentou matá-la, mas ela segue em vitória - Mt 16:18
Quando a águia sente que vai morrer - Ela desaparece.....Até hoje ninguém encontrou um corpo de águia morta.... Ela voa acima das nuvens....sobe .....vai subindo....sai da atmosfera....
- Quando um salvo morre - voa para o Céu – AP. 14:13
- Quando Jesus voltar - Voaremos ao encontro do Senhor nos ares. 1 Ts 4:16-18.

CONCLUSÃO—Que tipo de crente você tem sido? Crente Pelicano, aquele que vive sempre em sequidão espiritual. Ou o Crente Coruja, aqueles que não gostam de união, querem estar sempre sozinhos. Ou então o Crente Pardal, aquele que se faz de vítima,coitadinho,dizendo que só ele que sofre.É aquele crente que gosta de chamar a atenção com os sofrimentos dele.Deus quer te fazer um Crente águia.Sedes um crente águia de hoje em diante.

terça-feira, 2 de outubro de 2012


O trigo e o joio
Graça e Paz.
Jesus anunciou o Reino de Deus por parábolas. Hoje, decidimos dar o nosso entendimento sobre a parábola do Trigo e do Joio.
A boa semente tinha sido lançada à terra para que desse bom fruto, entretanto o inimigo veio quando estavam a dormir e semeou o joio. O resultado foi que nasceram ambas as sementes e logo foi proposto arrancarem o joio. Foi-lhes dito que não o fizessem porque atrás do joio arrancariam também o fruto da boa semente. Desta forma, o campo ficou a aguardar a colheita para que então se procedesse à separação do fruto da boa e da má semente, Mat. 13:24-30.
Nas igrejas é anunciada a boa semente da Palavra de Deus e semelhantemente, tosquenejando também o inimigo que sempre procura andar no meio dos filhos de Deus, Jó 2:
1 traz consigo o engano e por esta razão existem os conflictos e contendas nas igrejas.
Não raras são as igrejas que procuram impôr a disciplina de excluir aqueles que não andam segundo os padrões exigidos.
Recordo-me de certo pastor mandar os diáconos para perto dos cinemas para ver que jovens iam ao cinema e como iam vestidos. No domingo seguinte as moças que por indicação dos diáconos usavam jeans eram impedidas de tomar a Ceia do Senhor. Com esta atitude muitos se escandalizaram e como em todas as coisas havia os que eram a favor e contra. O resultado foi o que Jesus ensinou no dia em que proferiu a parábola, lá se foi o joio com o trigo.
Numa análise a este episódio, poderíamos chegar à conclusão de ter que se aceitar o mundanismo na igreja. O jeans aqui é apenas um símbolo e não passa disto.
Por outro lado precisamos saber quem é o companheiro que connosco convive nas igrejas. Há toda uma sorte de conselhos, profecias e interpretações que muito teêm prejudicado o crescimento das igrejas em santidade. A questão está em saber-se distinguir o trigo do joio ou o irmão do falso irmão. São tão semelhantes que é necessário provar os espíritos se são de Deus ou não como nos foi recomendado, I Jo 4:1.
Para auxiliar na prova dos espíritos, inidicam-se alguns princípios bíblicos seguintes:
1- Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo e ama o seu irmão, é nascido de Deus, I Jo 5:1.
2 -Ninguém pode amar o seu irmão se não ama a Deus e não guarda os seus mandamentos. I Jo.5:2
3- A prova inequívoca do nosso amor a Deus é a guarda dos mandamentos. I Jo 5:3
4- Todo aquele que é de Deus não se deixa vencer pelo mundo. Porque aquele que se deixa vencer pelo mundo, mundanismo, não é nascido de Deus, I Jo 5:4.
5- Todo aquele que não tiver a revelação do testemunho de Deus, como sendo, o Pai, a Palavra e o Espírito Santo e estes três são um, não conhece a Deus, I Jo 5:7.
6- Todo aquele que não tem a certeza de ter a vida eterna, não é nascido de Deus, porque quem não tem esta certeza é mentiroso porque não crê no testemunho de Deus. I Jo 5: 10-12.
Nós também vos escrevemos, meus Irmãos para que não deis crédito a qualquer um que não está identificado com estas verdades.
Também vos recomendamos, como pelo Senhor, que se alguém não tiver esta doutrina que vos mereça evangelizar, porque sabemos que até de pedras Deus faz filhos a Abraão.
Fraternalmente,
casal com uma missão,
Amilcar e Isabel Rodrigues