sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Homens armados matam 15 em ataque contra igreja na Nigéria



 Homens armados abriram fogo em uma igreja evangélica da região central da Nigéria e mataram pelo menos 15 pessoas, informaram as autoridades locais, nesta terça-feira (7).

Ao menos 40 pessoas morreram neste domingo após atentados perpetrados contra igrejas católicas pela seita islâmica Boko Haram, coincidindo com a celebração do Natal.

"Sim, posso confirmar 15 mortes", afirmou à AFP o porta-voz do governo do estado de Kogi, Jacob Edi, que compareceu à cidade de Okene.

Uma fonte policial confirmou que a igreja foi atacada por homens armados.

O ataque à igreja "Deeper Life Bible Church" não foi reivindicado até o momento.

O grupo islamita Boko Haram reivindicou ataques contra igrejas nas regiões norte e central da Nigéria nos últimos meses, como parte de uma ofensiva que matou centenas de pessoas.

O grupo extremista também atacou várias figuras muçulmanas, assim como o prédio da ONU na capital Abuja.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dezenas de cristãos são crucificados no Egito

A subida ao poder da Irmandade Muçulmana no Egito, após a chamada “Primavera Árabe” tem gerado muita especulação sobre os rumos desse inimigo histórico de Israel. O presidente Mohammed Morsi prometeu tratar igualmente aos membros de todas as religiões.

Mas órgãos de mídia do Oriente Médio confirmam que durante os recentes ataques, membros da Irmandade Muçulmana “crucificaram os opositores do presidente Morsi em árvores em frente ao palácio presidencial, enquanto outros foram espancados”.
Raymond Ibrahim, do Projeto de Investigação sobre o Terrorismo, disse que as crucificações são feitas pelo que a mídia árabe chama de “partidários”, “apoiadores” e “seguidores” da Irmandade Muçulmana, mas não necessariamente do governo atual.
As vítimas são todas as pessoas que, de alguma forma, contraria o novo governo, isso inclui muitos cristãos egípcios, esclarece Ibrahim. A brutalidade é reservada para os cristãos, mas as crucificações são por causa de doutrina islâmica e são ensinadas pelo Alcorão, garante o especialista. Os detalhes das sobre as crucificações não foram divulgados, nem o número total de pessoas, embora sejam dezenas.
Clare Lopez, do Centro para Política de Segurança Americana, lembra que, para o Islã, a crucificação é um hadd [punição], estipulada pela Sura 5:33 do Alcorão, e, portanto, uma parte obrigatória da Shariah. “Essa tem sido uma punição tradicional dentro do Islã… A Irmandade Muçulmana não tem a opção de não incluir a crucificação em seu código legal. É algo obrigatório para se cumprir a sharia. E claro, para chocar também, pode ter certeza”, esclarece Lopez.
Lopez dá um aviso aos cristãos do Egito, em especial a minoria copta. “Eles devem sair do Egito o mais rápido possível… para os que não conseguirem sair, esperem ver as coisas ficarem semelhantes ao que enfrentarem os judeus na Alemanha nos anos 1930″.
Pamela Geller , analista de Questões do Oriente Médio e Islamismo, concorda plenamente e também cita o Alcorão. “Os cristãos estão com sérios problemas, porque o Alcorão na Sura 9:29 ordena que os muçulmanos façam uma guerra contra eles e os subjuguem”, lembra.
A ONG International Christian Concern, liderada no Oriente Médio por Aidan Clay acredita que há uma relação entre esses recentes ataques contra os inimigos do regime e o ataque de extremistas a Israel através da fronteira do Sinai.
Esse incidente que envolveu guerrilheiros do Hamas resultou na demissão do Ministro da Defesa, o marechal Mohammed Tantawi e de outros líderes militares. A resposta do presidente Morsi incluiu um novo ministro simpatizante da Irmandade Muçulmana. “É evidente que Morsi está rapidamente se tornando líder absoluto dos exércitos do Egito, o que significa que o controle do país estará nas mãos da Irmandade Muçulmana também”, disse Clay. Isso pode colocar em risco tanto a situação dos cristãos no Egito quanto a paz com Israel.
(Traduzido por Gospel Prime de WND

sábado, 25 de agosto de 2012

Erros de biblia hebraica são corrigidos pela 1ª vez em 500 anos

Um estudioso judeu concluiu um projeto de 30 anos que o envolveu na correção do que ele diz que são centenas de erros gramaticais na Bíblia hebraica, ou Antigo Testamento, fazendo a primeira edição do texto em quase 500 anos.


O estudioso, Menachem Cohen, 84, revelou no início desta semana que ele havia corrigido cerca de 1.500 erros gramaticais na Bíblia hebraica. Seu trabalho está previsto para ser publicado no próximo ano.

"O povo de Israel tomou para si, pelo menos em teoria, uma versão da Bíblia, até a sua última carta," Cohen contou à Associated Press a partir de seu escritório na Universidade Bar-Ilan, perto de Tel Aviv.

"Foi surpreendente para mim que há 500 anos, as pessoas não perceberam os erros", acrescentou. "Eles simplesmente assumiram que estava tudo bem, mas na prática nem tudo estava bem."

A última versão corrigida foi publicada por Jacob Ben-Hayim em 1525, e chamou Gedolot Makroat, que reuniu textos diversos da religião e comentários.

Cohen não é o único estudioso judeu a observar e tentar corrigir os erros - atualmente, o Projeto da Bíblia da Universidade Hebraica em Jerusalém também está trabalhando em uma edição acadêmica da Bíblia Hebraica. O coordenador do projeto editorial, Rafael Zer, disse que ele acha a versão de Cohen "quase-científica" porque lhe falta um guia de como e por que os supostos erros foram corrigidos.

Ao dar crédito ao trabalho árduo de Cohen, Zer, disse que "vem em detrimento da precisão absoluta e uma edição científica absoluta."

Cohen, um ex-professor, salientou que ele quer que sua versão revista do Antigo Testamento vá online e seja disponibilizada para quantas pessoas for possível, incluindo estudantes. Como um ex-estudioso, ele disse que seu principal objetivo é "corrigir o passado e se preparar para o futuro."

"Eu quero que a Bíblia seja de fácil uso ao usuário", disse Cohen. "Hoje, podemos criar fontes de informação e pesquisas que lhe permitem obter uma resposta para tudo o que você está se perguntando."

O estudioso também esclareceu que não pretendia alterar o idioma nos pergaminhos da Torá sagrada, que são utilizados para ritos religiosos. De acordo com a lei judaica, se mesmo uma única letra estiver incorreta, o livro todo é nulo.

Cohen diz que seu trabalho não afeta o significado do conteúdo da Bíblia. Por exemplo, em alguns lugares, marcadores usados para denotar as vogais em hebraico estão incorretos, ou letras em algumas palavras podem ter sido digitadas erradas - mas o significado permanece o mesmo. Para ajudá-lo em seu trabalho, o professor usou principalmente o Codex Aleppo, o pergaminho de 1.000 anos de idade, que é considerado como a cópia mais exata da Bíblia hebraica.



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Missão ALEM celebra 30 anos de fundação com Fórum de Ciências Bíblicas

Para celebrar seus 30 anos de trabalho missionário, a Associação Linguística Evangélica Missionária (ALEM) promove, entre os dias 17 e 18 de agosto, o Fórum de Ciências Bíblicas com o tema “A Tradução da Bíblia”. Contando com especialistas de renome internacional, o evento acontecerá a partir das 14h30, no Auditório do Colégio Militar de Brasília e conta com o apoio da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e da Associação Internacional de Linguística (SIL Brasil).




sábado, 18 de agosto de 2012

Justiça mantém condenação da Igreja Renascer por tragédia em 2009





Teto da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, localizada no bairro Cambuci, em São Paulo, desabou no dia 18 de janeiro; nove pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) manteve por unanimidade a condenação da Igreja Cristã Apostólica Renascer em Cristo, dada após decisão da 37ª Vara Cível da Comarca da Capital, que condenou a igreja de Sônia Haddad Moraes Hernandes, a Bispa Sônia, e Estevam Hernandes Filho, o Apóstolo Estevam, a pagar R$ 51 mil de indenização por danos morais a um homem que se feriu, em janeiro de 2009, no desabamento do teto da sede da igreja, no bairro do Cambuci.

O acidente causou a morte de nove pessoas e deixou mais de cem feridas. O autor da ação teve um corte na cabeça e fraturou o fêmur.

Em recurso de apelação da condenação inicial, a Renascer afirmou que não é culpada pela queda do telhado. Segundo a defesa da igreja, a responsabilidade da queda é exclusiva dos engenheiros e das empresas contratadas para executar a obra de reforma do edifício, entre 1999 e 2000.

O desembargador João Francisco Moreira Viegas, relator do recurso, afirmou em seu voto que a igreja foi pouco cuidadosa em relação à conservação do imóvel. Segundo Viegas, mais de dez anos se passaram entre a constatação de problemas na estrutura do prédio, em 1998, e a data do desabamento, e mesmo assim os problemas não foram resolvidos. Além de manter a condenação, Viegas manteve também o valor da condenação que havia sido fixado em primeira instância. Segundo o desembargador, o valor é "mais do que suficiente".

"A indenização fixada em R$ 51 mil mostra-se mais do que suficiente para compensar o autor pelo trauma do próprio soterramento, além dos danos físicos causados. A dor sofrida não pode, até mesmo em face do elevadíssimo significado do bem humano atingido, ser causa de enriquecimento, mas tampouco pode ser minorada a ponto de se tornar irrisória e de nenhuma importância para as partes", declarou o relator em sua sentença.



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Milhares de Bíblias serão distribuídas aos atletas nas Olimpíadas



 Atletas reunidos nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, terão acesso a cópias gratuitas da Bíblia após a Sociedade Bíblica ter concordado em fornecê-las.

A Sociedade Bíblica, uma organização sem fins lucrativos dedicada a trazer a Bíblia para o mundo, fará com que a Bíblia esteja disponível como um presente de boas vindas e os atletas serão capaz de obter sua cópia simplesmente visitando o Centro de serviços religiosos da Vila Olímpica.

Haverá mais de 3.000 cópias disponibilizadas, que será de uma edição comemorativa na língua inglesa - 1.000 Bíblias adicionais serão publicadas em uma série de outros idiomas com a ajuda de várias Sociedades Bíblicas nacionais ao redor do mundo.

"Nas Olimpíadas passadas e outros grandes eventos esportivos, eu vi atletas profundamente gratos pelo presente gratuito de uma Bíblia. A Sociedade Bíblica está a ser muito elogiada pelo seu apoio em tornar tais presentes possíveis", David Wilson, CEO do More than Gold, disse à Aliança Evangélica.

As Bíblias fornecidas em Inglês serão as edições The Sports Good News Bible (Bíblia Boas Novas do Esporte) e também o The Sports Good News Gospel of Luke (Evangelho de Lucas Boas Novas do Esporte), que contêm artigos encomendados especificamente escritos para ajudar os atletas a entender a relação entre esporte e fé.

"A Bíblia oferece palavras de profunda consolação, inspiração e desafio, os temas que ressoam com atletas de todo o mundo. Ter a oportunidade de oferecer as escrituras em um formato acessível para pessoas de esportes é uma forte afirmação de que a Bíblia pertence ao coração de cada aspecto da vida", Mateus van Duyvenbode, chefe da advocacia a Sociedade Bíblica, explicou em um comunicado.

As Bíblias podem ser especialmente úteis para estes Jogos Olímpicos à medida que foi recentemente revelado que alguns atletas participam de comportamento questionável durante o decorrer dos jogos.

A estrela do futebol dos EUA Hope Solo disse recentemente à revista ESPN durante uma entrevista que ela viu pessoas fazendo sexo em público e até mesmo admitiram estar bêbados, enquanto em um programa de televisão.

"Eu já vi pessoas fazendo sexo direto a céu aberto", disse Solo ao ESPN. "Na grama, entre os edifícios, as pessoas estão ficando baixas e sujas ... Quando terminamos a festa, nós saímos de nossas bonitas vestimentas, voltamos para nossos casacos de estádio e, às 7 da manhã sem sono, estávamos no show 'Today' bêbados."

Para estes jogos, a Sociedade Bíblica está antecipando a alta demanda por Bíblias e funcionários da Sociedade Bíblica explicaram que qualquer pessoa pode se envolver e participar na entrega da mensagem de Deus aos outros. Como parte de sua iniciativa Bíblia: Corpo & Alma 2012, eles estão pedindo aqueles que estão interessados visitar o site da Sociedade Bíblica, www.biblesociety.org.uk.

"As conquistas que ganhamos no exterior são conduzidas pelas pessoas que estão no interior - é o que descobrimos na história da vida, morte e ressurreição de Jesus escrita por Lucas e encontrada dentro das Escrituras cristãs", James Catford, chefe executivo da Sociedade Bíblica, disse.



domingo, 12 de agosto de 2012

Atleta olímpico comemora medalha mostrando uma Bíblia


O atleta americano ganhou a medalha de ouro no salto triplo no Mundial Indoor de Istambul (Turquia) , em março. Ele era um dos favoritos a repetir o feito durante as Olimpíadas.

Mas nessa quinta-feira Claye garantiu apenas a medalha de prata no salto em distância. O americano Christian Taylor ficou a medalha de ouro após saltar 17m81. A prata foi para Will Claye após um salto de 17m62. O italiano Fabrizio Donato conseguiu a marca de 17m48 e levou a medalha de bronze.

Will Claye já havia ganho um bronze no triplo no último sábado e volta para casa sem sentir o gostinho de subir ao lugar mais alto do pódio.

Porém, quem o vê comemorando percebe que ele tem outros motivos para se alegrar. Claye fez história nos Jogos Olímpicos deste ano por ser o primeiro atleta negro a ganhar medalhas nas duas modalidades de salto. O feito não era repetido desde a Olimpíada do Japão, em 1936.

Enquanto seu companheiro de equipe, Christian Taylor, sorria e acenava para as câmeras, Claye repetiu um gesto pouco comum nos dias de hoje. Ele foi até sua bolsa, retirou uma bandeira americana, a colocou sobre os ombros como uma capa. Sim, isso outros atletas fazem, mas ele surge diante das câmeras sorrindo e segurando uma Bíblia. Alguns órgãos de imprensa o chamam de “homem Bíblia”.


Antes dos Jogos ele deu uma entrevista ao site Sports Spectrum e mostrou que não é apenas uma simpatia, sua fé é real.

Sports Spectrum. Fale-me sobre a sua fé.

Wll Claye. Eu cresci em um lar cristão, mas só aceitei Jesus no segundo ano do Ensino Médio. Meu irmão me trouxe para mais perto de Deus e desde então eu sinto que esse é o caminho que Deus me deu, a fim de ser uma bênção para outras pessoas… Eu sinto que cada um tem um caminho a percorrer e é isso o que Ele tem para mim neste momento de minha vida.

Que diferença faz ter Jesus em sua vida?

Will. Eu não me preocupo com nada pois sei que Deus está comigo. Faço minhas orações, e tenho minha fé, e com isso sigo em frente. Eu não precisa se preocupar com nada … nem com as críticas. Eu apenas vivo livre de preocupações e faço o que tenho de fazer.

Qual o papel da oração em sua vida?

Will. A oração tem um grande papel. Basta abrir a boca e falar com Deus… Na minha mente, eu faço uma oração antes de cada salto… e isso é uma coisa muito importante no que eu faço.

O que a Bíblia significa para você?

Will. Significa muito. É a maneira que você pode se aproximar de Deus. É a maneira de derrotar o inimigo, pois ele está sempre tentando nos atacar.

Você tem uma passagem da Bíblia predileta, que te inspira?

Will. Eu leio o Salmo 91. E I Coríntios 15. Há um monte de passagens. Minha mãe sempre me manda uma passagem antes de eu competir, por isso estou sempre lendo diversas passagens, mas o Salmo 91 é o principal.



Com a boca bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.


Tiago 3:9-10


Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. Efésios 4:29



Vejo muitos ditos “cristãos” no Facebook ou twitter, que ao mesmo tempo postam coisas relacionadas a Deus, dizendo que amam a Deus, postagens de Jesus, e logo em seguida estão xingando, utilizando palavras de baixo calão, etc.


O que é ser cristão? É vestir uma camisa gospel, curtir páginas gospels e compartilhar links cristãos, mesmo que ao mesmo tempo continue com a mesma vida pecaminosa? Será que ser cristão é dizer que ama a Jesus, e ao mesmo tempo sair xingando todo mundo?







Naquele dia o Senhor Jesus lhes dirá:



Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Mateus 7:21-23







Fica a dica aí!!! Ou em uma linguagem bíblica: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!



sábado, 11 de agosto de 2012

Reuniões religiosas perdem espaço e pastor símbolo da era Dunga fica fora da seleção





às 11:07 0 comentários Segundo o religioso sua entrada no hotel do Brasil não é mais liberada.

Conhecido no ambiente da seleção brasileira de futebol há pelo menos dez anos, o pastor Anselmo Alves não viajará para a Olimpíada de Londres. Segundo o religioso, que ficou marcado principalmente no período de Dunga como treinador, sua entrada no hotel do Brasil não é mais liberada.

“Não tenho mais a permissão de fazer trabalhos aí [na seleção] e nenhum atleta me convidou. Então vou ficar por aqui mesmo”, revelou o pastor, que vive em Curitiba, por telefone. Essa é a primeira vez que ele fica ausente de um grande torneio desde 2002.

Já a CBF informou que não proíbe a entrada de ninguém na concentração durante a viagem pelo Reino Unido. Na última terça-feira, por exemplo, familiares do volante Sandro estiveram no hotel em St. Albans, conversaram com boa parte do elenco e tiraram fotos.

Quando assumiu o cargo de técnico da seleção, Mano Menezes avisou que não aprovaria reuniões religiosas na concentração. Mesmo assim, o pastor Anselmo esteve na Argentina na Copa América de 2011, a convite do capitão Lúcio. O zagueiro era o último remanescente da turma próxima ao evangélico e o conhecia desde o Mundial de 2002, na conquista do penta.

Para seguir a recomendação de Mano, Lúcio conversou e rezou com o pastor no restaurante do hotel argentino, ou seja, um local público. O beque de 34 bancava as viagens de seu amigo, e outros atletas passaram a ajudá-lo.

“Não é só um suporte espiritual, mas sim emocional, psicológico, de problemas familiares”, comentou Anselmo, sobre o apoio que oferece.

Os encontros religiosos no ambiente da equipe nacional viraram um tema polêmico durante a era Dunga, que tinha no seu auxiliar Jorginho um dos maiores expoentes. Os pastores tinham livre acesso aos bastidores. Existia um espaço reservado só para isso, e mesmo jogadores que não eram evangélicos participavam.



Milton Neves

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Muçulmanos incendeiam casas de cristãos




às 10:53 0 comentários Os cristãos do Egito se consideram vítimas de discriminação e já foram alvos de vários ataques.

Egípcios muçulmanos incendiaram casas de cristãos nesta sexta-feira, próximo ao Cairo, após um comerciante cristão queimar a camisa de um muçulmano ao passar a roupa, informou a polícia.

Os confrontos, nos quais muçulmanos e egípcios utilizaram bombas incendiárias, deixaram pelo menos um ferido.

Segundo estimativas, os cristãos representam de 6 a 10% dos 82 milhões de egípcios. Os cristãos do Egito se consideram vítimas de discriminação e foram alvos de vários ataques violentos nos últimos anos.

Em janeiro de 2010, um atentado na saída de uma missa de Natal no Alto Egito matou seis egípcios e um segurança muçulmano. Um ano depois, na véspera do Ano Novo, um atentado em uma igreja de Alexandria matou 20 pessoas.

Muçulmanos incendiaram em várias ocasiões casas de cristãos em meio a violentos confrontos religiosos.

O presidente egípcio, eleito em junho, o islamita Mohamed Mursi, se comprometeu a respeitar os direitos dos cristãos e prometeu nomeá-los para seu governo.



Band

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

SPEIRON: Rede social cristã com propósito missionário é lançada




às 08:05 0 comentários Com uma fórmula inédita, um casal de jovens cristãos da Igreja Presbiteriana na cidade de Olinda, Pernambuco, lança a Rede Speiron, a primeira rede social cristã com propósito missionário.

O serviço, além de possibilitar a interação social através dos já conhecidos mecanismos de compartilhamento de álbuns fotográficos, envio de mensagens aos amigos, etc., nos dá a oportunidade de efetivamente apoiar a causa missionária através do espaço dedicado aos irmãos. Trata-se de uma página exclusiva, onde será possível divulgar o ministério e receber doações.

"O Speiron trabalha fortemente para a edificação do Reino e vem revolucionar o modo de viabilizar projetos missionários. Nesse novo modelo, a idéia é que várias pessoas contribuam, com pequenas quantias, de maneira colaborativa, criando a oportunidade de fazer parte de algo grande, mesmo contribuindo com pouco!" pontua Cristiano Lima.

O Speiron atualmente funciona em três idiomas (português, inglês e espanhol) e, ao efetuar o cadastro, cada usuário ganha um endereço próprio para seu perfil (www.speiron.com/nomedousuario), podendo, ainda, convidar seus contatos do Facebook, Gmail, Hotmail, Myspace, etc. (até mesmo do antigo Orkut).

Fiel a proposta de ser uma "rede social com proprósito", é um serviço totalmente gratuito que, além de facilitar aos cristãos construírem novas amizades, possibilita que todos possam apoiar a causa missionária.



sábado, 4 de agosto de 2012

domingo, 29 de julho de 2012


Bíblia judaica é restaurada



às 20:42 0 comentários O professor Menachem Cohen, da Universidade de Bar Ilán, próximo a Tel Aviv, está prestes a completar um grande projeto: a versão mais completa e precisa do Antigo Testamento.

À frente de uma equipe de mais de uma dúzia de pesquisadores do Departamento da Bíblia da universidade, Cohen desenvolve há mais de 30 anos um ambicioso trabalho chamado Mikraot Gdolot-Haketer ou As Grandes Escrituras, uma espécie de molde para o Antigo Testamento, que deve ficar pronto até o ano que vem e será digitalizado.

A última compilação desse tipo foi feita no século XVI, cerca de 50 anos depois da invenção da imprensa, pelo judeu sefardita Jacó Ben Haim, que viveu em Veneza. Sua versão, reproduzida desde então, baseou-se em manuscritos e consultas a rabinos. Contém também notas e explicações sobre o texto.





Apesar de ser uma das obras mais reproduzidas e estudadas do mundo, essas edições estão cheias de imprecisões, afirma Cohen. "Pesquisei os manuscritos da Idade Média e descobri que os textos prévios utilizados para a publicação da primeira versão compilada de Ben Haim não eram totalmente precisos e eu me propus a resolver esse problema", afirmou o acadêmico. O professor chama de "discrepâncias" problemas como a ausência de uma letra ou um erro de pontuação.

Essa nova edição da bíblia judaica conta com uma fonte privilegiada, o Códice de Alepo, escrito no século X por Aarão Ben Asher em Tiberíades, hoje Israel.

"Não há, na história do povo de Israel, uma bíblia mais precisa", afirma Cohen. Segundo ele, a versão de Haim possui milhares de erros, enquanto a de Asher tem apenas algumas dezenas de imprecisões.

Haim nunca teve acesso ao Códice de Alepo porque na época ele estava guardado na Síria pela comunidade judaica local.



Instituto Humanitas

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O Assédio Psicológico Pastoral, a Manipulação e o Inferno


Mark Dever é pastor da Igreja Batista de Capitol Hill, no distrito de Washington; fundador do ministério 9Marcas e um dos organizadores do ministério Juntos Pelo Evangelho; conferencista internacional e autor de vários livros, incluindo os livros “Nove Marcas de Uma Igreja Saudável”,”Refletindo a Glória de Deus” e “Deliberadamente Igreja”, todos publicados em português pela Editora FIEL.

Pregar sobre o inferno é manipulação. É a tática do medo. É assédio psicológico. Não é isso o que as pessoas dizem?

Na maior parte de sua história – afirma o jornalista A. C. Grayling – o cristianismo tem sido uma ideologia geralmente violenta e sempre opressiva – pense nas Cruzadas; na tortura; nas pessoas queimadas em estacas; nas mulheres constantemente escravizadas inúmeras vezes aos partos e ao seu marido, sem poderem se divorciar; na distorção da sexualidade feminina; no uso do medo (dos tormentos do inferno) como um instrumento de controle; e nos resultados horrendos de sua calúnia contra o Judaísmo.

Mas hoje em dia, os cristãos são consumidores mais conscientes. Eles sabem como se vender no mercado, lançando fora as repressões, como se fossem um novo produto ou um político.
Grayling continua:
Atualmente, em contraste, o cristianismo se especializa em músicas comoventes e desfocadas. Suas ameaças acerca do inferno; sua exigência por pobreza e castidade; sua doutrina de que apenas poucos serão salvos e muitos serão condenados foram deixadas de lado e substituídas por dedilhados de violão e sorrisos açucarados. O cristianismo tem se reinventado com freqüência, com uma hipocrisia de tirar o fôlego, com o interesse de manter o seu domínio sobre os incautos. E se um monge medieval despertasse do sono hoje, como no filme O Dorminhoco, de Wood Allen, não seria capaz de reconhecer a fé que leva o mesmo nome que a sua.[i]
De qualquer modo, essa é a transformação que um descrente observou entre os cristãos. Isso reflete o nosso desconforto moderno, nossa repulsa em afirmar publicamente qualquer um dos ensinos impopulares de Jesus, como o apavorante quadro do futuro, pintado por Jesus. Poderia isso refletir também o modo como os crentes se renderam rapidamente aos padrões culturais?

POR QUE ESCARNECEMOS DO MEDO?

Nossa sociedade não se agrada de ser motivada pelo medo. Nós nos ressentimos com isso. Afinal de contas, o medo não é um guia confiável. Ele parece ser indigno de nós. Parece primitivo e até animalesco. Parece muito instintivo, em vez de racional.
“Fobias” são como chamamos os medos irracionais. Então nos referimos à hidrofobia como sendo um medo irracional de água ou à aracnofobia, como um medo irracional de aranhas. Devemos ter pena das fobias e rejeitá-las. Se você chama o modo como concebo a sexualidade de “homofobia”, então você não deve levar em consideração o que digo. As fobias são indignas de serem levadas a sério.
O medo é poderoso, admitimos, mas também é irracional e nos deixa sujeitos à manipulação, vulneráveis. Por essa razão, não gostamos dele.

O MEDO FUNCIONA

Ironicamente, todo mundo sabe que o medo é útil. Por isso tiramos proveito dele.
Fazemos isso desde os primórdios dos tempos. Por essa razão, as fábulas de Esopo advertiam sobre o destino dos preguiçosos. Os provérbios e as máximas de Confúcio e Benjamin Franklin contrastam a prosperidade dos que andam retamente com a pobreza dos que fazem coisas erradas. Os pais dizem aos filhos para não fazerem isto ou aquilo para que não se machuquem ou para não terem aquelesamigos porque eles o conduzirão ao que não é bom. Os professores dizem a Joãozinho que, se ele não ler, não poderá trabalhar; e se não puder trabalhar, não poderá ter as coisas que quer e a vida que deseja. Fingimos não acreditar em afirmações assustadoras, mas a grande verdade é que o medo vende!
Você quer segurança para os seus filhos, por essa razão, compra determinado carro. Você quer sua saúde protegida, por isso adquire um convênio e compra vitaminas. Você quer manter uma boa aparência, então compra um aparelho para abdominais. Você quer segurança financeira, portanto, faz investimentos. Você quer ter um sono sadio, o que significa que precisa dormir em segurança, por essa razão, compra um alarme para a sua casa.
O medo funciona!

E não é só a Madison Avenue que sabe disso. A cidade onde moro, Washington, DC, conhece a utilidade do medo. O medo pode ser censurado – “Não há nada a temer, mas tema o próprio medo”! – no entanto, ele é utilizado constantemente.
Apenas imagine uma tela escura de televisão. Depois, uma foto desagradável em preto e branco aparece, e uma voz profunda e agourenta diz: “Se o ‘Fulano de Tal’ chegar ao poder, prisioneiros assassinos serão soltos; os empregos evaporarão; nosso país ficará indefeso; os idosos passarão fome; o sol não brilhará; sempre será inverno e não haverá mais natal”! Depois, a tela muda para uma foto colorida de um candidato sorrindo, sendo cumprimentado calorosamente por pessoas felizes. A voz passa de agourenta para uma voz calorosa e confiante. Ela afirma o candidato. Fim.

E SE, DE FATO, HOUVER ALGO A TEMER?
É lógico que é bom ensinarmos os nossos filhos a não terem medo de sombras e sermos cautelosos com aqueles que utilizam o medo para nos vender algo. Mas e se houver realmente algo a temer?
E se nossas ações tiverem conseqüências e nem todas as conseqüências forem boas? E se houver uma relação entre o que fazemos e o que colhemos? Temos permissão para falar disso?
Nossa sociedade tolera advertências sobre perigos reais: “Ponte caída. Retorno à direita”. Valorizamos advertências médicas educativas: “Se você não parar de fumar, isso o matará”. Especulamos como uma ação afetará nosso meio ambiente ou nossa economia. Somos rápidos em advertir contra ameaças terroristas.
Mas e nas questões espirituais? Nos assuntos sobre Deus, nossa alma e vida após a morte? O medo é um motivador apropriado nessas questões?
Podemos nos ressentir com tal idéia, no entanto, nossos ressentimentos nunca foram um guia infalível contra o que é falso, não é mesmo? O fato de nos ressentirmos com algo não significa que ele não seja verdadeiro!
JESUS NOS MOSTROU O QUE DEVEMOS TEMER: O INFERNO

Jesus sabia que havia algo a temer: passar a eternidade no inferno. Ele disse aos seus discípulos:

E, se tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga. E, se teu pé te faz tropeçar, corta-o; é melhor entrares na vida aleijado do que, tendo os dois pés, seres lançado no inferno onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga. E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado no inferno, onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga (Mc 9. 43 a 48).
Em outra passagem, Jesus disse:

Digo-vos, pois, amigos meus: não temais os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer (Lc 12.4 a 5).
Jesus nos exortou a temer o inferno. E nos advertiu para temermos a Deus, que tem o poder de nos lançar no inferno.

PASTORES, NÃO TENHAM MEDO DO MEDO

É uma ilusão pensar que podemos viver sem medo neste mundo amaldiçoado e caído. Todo mundo tem medo de algo, é só uma questão do que.


Pastores, não sejam seduzidos pelos padrões culturais a respeito do que devemos ou não temer. Não seja enganado pela ironia de nossa cultura em relação ao medo. Eles também sentem medo. Em vez disso, siga a Jesus, admoestando os outros acerca do futuro aterrorizante que aguarda aqueles que não se arrependem de seus pecados e não confiam em Cristo.

[i] GRAYLING, A. C.. Against All Gods. London: Oberon Books, 2007. p. 24
sábado, 28 de julho de 2012


Evangélicos querem eleger cinco vereadores em Cuiabá



às 16:48 0 comentários Representantes das Igrejas evangélicas esperam eleger ao menos cinco vereadores em Cuiabá. Para isso, organizam a formação de um Fórum Político de Conscientização que visa orientar as lideranças evangélicas a incentivarem os fiéis a votarem nos cerca de 15 seguidores que disputam vaga no Legislativo municipal.

No próximo dia 6 de outubro será realizada uma reunião com vários segmentos ligados ao movimento evangélico para definir a composição do fórum. A partir de então, os membros passarão a se encontrar semanalmente para definir estratégias de atuação.

“Estamos chamando os segmentos evangélicos e orientando os pastores a incentivar o voto em pessoas que professam a nossa fé. Em Cuiabá, os evangélicos representam 26% da população e temos condição de eleger uma boa bancada de vereadores”, relatou o presidente do Conselho de Ministros Evangélicos de Mato Grosso, bispo Aroldo Leite.

Dos postulantes ao cargo, três são membros do conselho, dos quais dois, na avaliação de Aroldo, têm grandes chances de se eleger. O religioso aposta ainda na vitória à reeleição dos vereadores Pastor Washington (PRB) e Misael Galvão (PR), que atualmente representam o segmento na Câmara.

Para ele, a escolha de membros da religião é de suma importância para garantir a realização de obras sociais no município. “Hoje, Cuiabá está abandonada e a Igreja tem papel importante na área social. Entre os assuntos sobre os quais precisamos discutir e lutar contra está o aborto, a violência e a pedofilia”.

Aroldo Leite acredita ainda que os políticos que seguem a religião podem fazer a diferença, já que conhecem os princípios bíblicos e seus trabalhos são acompanhados de perto pela Igreja.

Atribui a eles também a missão de derrubar “títulos negativos” impostos à instituição. “A Igreja é acusada, por exemplo, de ser homofóbica. Queremos mostrar que temos um projeto de manter os valores da família e os princípios bíblicos. Não somos contra ninguém. Somos a favor da vida e da família”.

Das legendas cristãs, o Partido Social Cristão (PSC) e o Partido Republicano Brasileiro (PRB) são dirigidos por evangélicos, sendo o primeiro por representantes da Assembleia de Deus e o segundo, da Universal. Juntas, as duas siglas contam com 39 candidatos